ReciClaro

Home / Escolas / ReciClaro

ReciClaro powered by Jovem Cascais

Programa de educação ambiental criado em 2019 e promovido pela Associação Juvenil Claro e pela Câmara Municipal de Cascais em escolas do Concelho de Cascais. Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os alunos para a utilização indiscriminada do plástico descartável, bem como promover práticas mais amigas do ambiente e dar a conhecer ao vivo o processo de reciclagem dos resíduos plásticos com recurso a um conjunto de máquinas Precious Plastic.

Em que consiste

Cada turma tem duas sessões com o projeto ReciClaro: uma sessão teórica e uma prática.
1) Sessão teórica: aula de 1 hora em que os alunos ficam a conhecer melhor o papel dos oceanos no nosso ecossistema e o perigo da poluição do plástico. São ainda elucidados sobre a situação atual da reciclagem em Portugal e a nível internacional e formas de reduzir o nosso consumo de plástico descartável.

2) Sessão prática: aula de 1h30 com as máquinas Precious Plastic. Nestas sessões, existem três atividades diferentes a decorrer em simutâneo:
Atividade 1: criação de objetos com as máquinas de reciclagem;
Atividade 2: quiz pedagógico sobre o que foi falado na sessão teórica e com entrega de prémios;
Atividade 3: criação de um vídeo de sensibilização ambiental de 5 minutos máximo.

Evento final
O encerramento do programa do ReciClaro é feito através de um evento final onde são demonstrados os dez melhores vídeos realizados pelas turmas que participaram no programa. Os três melhores vídeos são selecionados nesta cerimónia e a turma vencedora ganha um batismo de mergulho com o centro de mergulho do Clube Naval de Cascais.

Como participar

Se estiver localizado no Concelho de Cascais e tiver interesse em participar neste projeto pode inscrever-se junto da Jovem Cascais através deste e-mail: [email protected].
Se estiver localizado fora do Concelho pode contactar-nos diretamente através do nosso e-mail geral para organizarmos as sessões.