Sobre Nós
Quer salvar o mundo? Comece por não usar palhinhas
Como surgiu o Claro?
Beba com consideração. Ou seja, sem palhinha, claro.
O Movimento Claro surgiu da iniciativa de três amigas que partilham os mesmos ideais: respeito pela Natureza e paixão pelo Mar. O Movimento Claro começou por materializar estes ideais numa ação que, à primeira vista, podia parecer insignificante e limitada, mas que contribuiu para a consciencialização do problema do plástico nos oceanos. Este movimento inspirou-se numa campanha de sucesso contra as palhinhas de plástico realizada por surfistas em Cornwall, Inglaterra, mas que decorreu de uma tendência global no sentido de alertar para os perigos do plástico descartável.
Perante o sucesso da iniciativa, o Movimento Claro evoluiu para uma Associação Juvenil sediada em Cascais, em junho de 2018. A nossa associação tem como objetivo sensibilizar para o problema do plástico descartável nos oceanos, atuando em várias frentes: ações educativas em escolas, eventos/atividades em parceria com empresas e junto do público em geral colaborando também com a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia Cascais Estoril em diversos projetos nesta área.
Se quiser ver o que o Movimento Claro andou a fazer nos últimos anos veja os nossos relatórios de atividade: 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023.