Torre Plstik

Home / Torre Plstik

Pôr o plástico a andar!

O TORRE PLSTIK é um projecto que consiste na recolha e transformação de embalagens plásticas (de tipo 2 e 5) em skates! Além disso, disponibiliza para comunidade e frequentadores do SkatePark da Torre, as peças produzidas.

🛹 O objectivo é democratizar o desporto e gerar um impacto positivo ao sensibilizar a comunidade do bairro sobre o problema do descarte incorreto do material plástico, oferecendo alternativas circulares e amigas do ambiente ao transformá-lo em skates.

Em que consiste?

A Nossa Unidade de Reciclagem Criativa está instalada ao lado do Skate Park do bairro da Torre, Cascais. É um antigo contentor de carga pintado pelo artista local Carlos Stock.

Nesta unidade pretendemos integrar tanto os moradores como os frequentadores do SkatePark no processo de produção dos skates. A matéria-prima recolhida, mais especificamente embalagens plásticas de tipo 2 e 5 (ex. tampas de garrafas e embalagens de detergentes), é limpa, triturada e derretida em moldes, dando vida a novos objetos.

Por cada skate são reutilizados cerca de 1,4kg de plástico.

Como participar?

Experiência
As peças produzidas ficam disponíveis na Unidade de Reciclagem, para que tanto os moradores como os frequentadores possam testar os skates.

Workshops
No local:
Os workshops realizados na Unidade de Reciclagem permitem permitem a todos a possibilidade de visitar e participar no processo de produção. De forma criativa, colaborativa e divertida, os participantes podem criar as suas tábuas de skate, desde o início com a trituração das tampas até ao final com o teste do produto no local.

Escolas e Eventos:
O workshop nas escolas e eventos permitem aos participantes uma compreensão do processo de produção na unidade de reciclagem. É realizada uma explicação da produção, acompanhada de uma demonstração da atividade. Oferecemos ainda a possibilidade de finalizar os skates com tábuas previamente produzidas e ainda o teste do produto.

Para receber mais informações sobre estas ações e valores, por favor envie e-mail para [email protected]

Doações

Materiais:
Aceitamos doações de plástico tipo 2 e 5, equipamentos para skates (trucks, rodas, rolamentos e parafusos) e equipamentos de segurança (capacetes, joelheiras, cotoveleiras).

Os itens podem ser entregues na Unidade de Reciclagem Criativa de segunda a sexta das 14h às 19h.

Apadrinhamento financeiro:
Aceitamos doações de recursos financeiros que permitam oferecer um skate a uma criança da comunidade. Para mais informações, entre em contato através do email [email protected]

Acompanhe o projeto nas redes sociais da Associação Claro e fique a par das novidades!

Parceiros TORRE PLSTIK

O projeto, que foi criado pela Associação Juvenil Claro e contemplado pelo programa Bairros Saudáveis, conta também com a parceria da Associação Gaivotas da Torre, Junta de Freguesia Cascais e Estoril e Jovem Cascais.

Parceiros PLSTIK